sexta-feira, 28 de maio de 2010

BAe ATP - SATA Air Açores

Após quase três anos nisto do plane spotting, há coisas que nos ficam marcadas na memória para sempre, e hoje aconteceu uma dessas coisas!! Infelizmente, os voos do ATP chegaram ao fim, como já todos sabiamos que mais cedo ou mais tarde iria acontecer, pois todos os Dash tão operacionais...

Como o ATP (Advanced Turbo Prop) teve do nosso lado uns bons anos (foram quase 20 anos em serviço na companhia Açoriana), a SATA decidiu organizar um último voo, em homenagem a esta belissima aeronave! Este voo iniciou em Ponta Delgada, seguindo para a Terceira, Graciosa, e depois voltando para trás! Tive o privilégio enorme de ter sido convidado a fazer parte do voo (TER-GRA-TER), o que permitiu concretizar dois sonhos, voar no ATP e fotografar o seu cockpit!

Saimos das Lajes bem cedo de manhã... Todos os voos chegaram e sairam a horas (pontualidade 5/5), e desde a entrada no avião até à saida, fui sempre muito bem tratado! Saida na pista 33, seguindo DCT GC (ou na linguagem dos comuns mortais, directos à Graciosa :P)!

Pouco depois de termos chegado ao nivel de voo final, fui convidado para ir ao cockpit, e depois de lá estar, a tripulação perguntou se eu gostaria de aterrar nas melhores cadeiras da casa, e claro que aceitei!
A segundos de tocar na pista da Graciosa, com uns belos 25 nós de vento!

Nem sai do avião na Graciosa, uma vez que nem era necessário! Tratei do que era necessário tratar para embarcar de novo para as Lajes, e toca a tirar umas fotografias, já que a assistente de bordo disse que estava à vontade.

Já a virar para a pista 15, onde o F/O fez uma belissima aterragem!

E para a despedida, uma bela low pass à moda Portuguesa!! Low and Slow!
Agora vem uma parte muitissimo importante, a parte dos agradecimentos!! A todos os que ajudaram nesta pequena aventura, um muito obrigado, vocês são todos o máximo!! Desde a Sra. Raquel e da Sra. Celina, a toda a tripulação deste belissimo voo (irei colocar o nome de todos assim que chegar a casa) e da própria SATA! Fiquei muito feliz, e sem esta malta toda, isto teria sido muito dificil ou mesmo impossivel!

Ao ATP, oxalá o veja a voar por muitos tempos, mesmo noutras companhias! Ficará sempre na memória!!

Avião - British Aerospace ATP
Companhia – SATA Air Açores
Matricula – CS-TGN
Data - Sexta-Feira, 28 de Maio de 2010
Aeroporto - Lajes (LPLA)

4 comentários:

  1. Muito bom Paulo, obrigado por partilhares.

    ResponderEliminar
  2. Very nice.....

    Mesmo com as saudades todas que vai deixar, não deixa de ser um belo avião.
    Quanto á reportagem, obrigada pela partilha.

    Cumptos

    ResponderEliminar
  3. Não foi bem uma Low Pass, mas foi uma rapada com uma despedida especial, o cmdt abanou as asas depois de passarmos a final...Sem duvida um voo inesquecível

    ResponderEliminar
  4. Execelente Paulo!

    Muito bom, obrigado por partilhares...

    As imagens estao brutais!
    Abraço
    jõao

    ResponderEliminar